Crianças

A importância da vacinação na volta às aulas!

27 de janeiro de 2022

Férias são dias para relaxamento, mas também para colocar a vida em ordem. Entre todos os planos e organizações para o ano que começa, esse é um ótimo momento para fazer uma revisão da sua saúde e dos seus familiares, concorda?

A circulação das doenças transmissíveis aumenta muito em ambientes que concentram muitas pessoas, como é o caso das escolas, por exemplo. Por isso, esse é o momento ideal para revisar a Caderneta de Vacinação da criançada e fazer as doses de vacina necessárias antes do início do período escolar. Assim, as crianças ficam protegidas e contribuem para diminuir a circulação das doenças no ambiente da escola. Com isso, todo mundo sai ganhando.

A vacinação individual garante bons níveis de proteção individual, no entanto, altas coberturas vacinais são fundamentais para que as doenças transmissíveis se mantenham em níveis baixos. Para isso, todos precisam receber as vacinas adequadas para a sua idade. Afinal, queremos deixar bem longe doenças como meningites, sarampo, gripe, catapora, pneumonias, otites, Covid-19, rotaviroses e outras!

E vacina não é assunto só de criança. Adultos, adolescentes e idosos têm suas indicações específicas de vacinas. Adultos vacinados também protegem as crianças, deixando as doenças mais distantes!

Todos precisamos pensar nisso de vez em quando e muitas vezes se faz necessário um planejamento com antecedência. Que tal fazer o seu planejamento agora e voltar das férias com a saúde em dia para começar um ano muito produtivo?

Fazer as vacinas atrasadas e em seguida avaliar a aplicação de outras vacinas é uma boa estratégia. Existem várias vacinas além das que estão disponíveis na rede pública, tanto para crianças quanto para adultos, sendo que você pode conversar com os profissionais de uma clínica de vacinação para obter mais informações sobre as vacinas indicadas para cada idade. Por exemplo, existem algumas indicações pouco conhecidas pelo público em geral: vacina contra a catapora para adolescentes e adultos, vacina contra o HPV para adultos, vacinas contra a pneumonia para adultos e idosos, vacina contra herpes zoster, vacinas contra a meningite para crianças, adolescentes e adultos, entre outras.

Enfim, investir em prevenção é sempre a melhor decisão. Consulte a equipe da Salus Vacinas para saber mais!

Luciana Weidlich

compartilhe