Aproveitando este mês do aleitamento materno, eu gostaria de trazer para vocês mais um dos benefícios deste ato tão importante para o bebê. Você sabia que amamentar o bebê durante a aplicação das vacinas tem efeito analgésico?
Além de nutrir e fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e filho, alguns estudos mostram que a amamentação pode atuar como um analgésico natural durante procedimentos dolorosos, como a vacina e coletas de sangue.
Os estudos avaliaram parâmetros como o tempo de choro, batimentos cardíacos, respiração e oxigenação do sangue de bebês durante procedimentos com agulhas, em bebês amamentados e não amamentados, para medir a dor. A conclusão é que os bebês amamentados durante os procedimentos sentiram significativamente menos dor do que os não amamentados.
São vários os fatores que provavelmente contribuem para este efeito analgésico da amamentação: a sucção tem efeito tranquilizador, o ato de amamentação traz conforto ao bebê e o leite contém alguns componentes que podem ter ação analgésica.
Assim, sempre que possível, é recomendado amamentar o bebê durante a aplicação da vacina ou outros procedimentos dolorosos. Quando não for possível, a amamentação logo depois do procedimento também costuma ter um efeito positivo, tranquilizando o bebê e a mamãe.
Solicite ao profissional de saúde que está prestando o atendimento. Na Salus, já faz parte da nossa rotina: fazemos questão de que a aplicação das vacinas seja um momento de cuidado, com todo o conforto possível!
Luciana Weidlich
– Saiba mais sobre esse assunto na live com a Joanna Moraes disponível em nosso Instagram, clicando aqui.
Referências:
Shah PS, Herbozo C, Aliwalas LL, Shah VS. Breastfeeding or breast milk for procedural pain in neonates. Cochrane Database of Systematic Reviews 2012, Issue 12. Art. No.: CD004950. DOI: 10.1002/14651858.CD004950.pub3