Vacinas

Como prevenir o Herpes Zoster

29 de julho de 2022

O Herpes Zoster, também conhecido como cobreiro, é causado pelo vírus Varicela Zoster, o mesmo que causa a catapora. Por isso, quando a pessoa tem catapora, o vírus fica dormente em alguns nervos durante a vida inteira. Quando envelhecemos, a imunidade naturalmente fica diminuída, então pode ocorrer reativação do vírus na forma de Herpes Zoster. Isso acontece também com adultos mais jovens que têm doenças imunossupressoras ou até doenças crônicas como diabetes. Mas como prevenir?

Acredita-se que aproximadamente 99% das pessoas acima dos 40 anos tenham tido contato com o vírus da catapora, ou seja, praticamente todas as pessoas desta faixa etária têm risco de desenvolver Herpes Zoster. Estima-se que 1 em cada 3 pessoas irá desenvolver esta doença ao longo da vida.

Sintomas da doença

É comum ter como primeiro sintoma uma sensação de formigamento ou dor em alguma parte do corpo. Já nos dias seguintes ocorre o aparecimento das lesões, que são pequenas bolhas. O quadro costuma ser acompanhado de dor significativa, muitas vezes intensa.

A extensão da lesão é variável, mas geralmente é grande e atinge uma das metades do corpo (lado esquerdo ou lado direito). É mais comum ocorrer no abdômen ou tórax, mas pode atingir qualquer parte do corpo, inclusive rosto e olhos.

As lesões levam um tempo aproximado de 4 semanas para curar e muitas vezes a dor intensa no local permanece por alguns meses ou pode até se tornar crônica. Essa condição é chamada de neuralgia pós-herpética, uma situação de difícil tratamento e muito limitante para as pessoas, especialmente para os idosos.

Como o Herpes Zoster pode causar várias complicações, é importante o acompanhamento médico dos casos para orientação sobre o tratamento da doença e eventual necessidade de hospitalização.

Já que a maioria das pessoas já têm o vírus da catapora alojado no seu organismo, não é possível prevenir a infecção, mas a boa notícia é que é possível prevenir a ocorrência do Herpes Zoster por meio da vacinação.

Indicação da vacina inativada contra Herpes Zoster (Shingrix)

✔️ pessoas com 50 anos ou mais

✔️ adultos a partir dos 18 anos que têm doenças imunossupressoras ou doenças crônicas que podem deixar o sistema imunológico enfraquecido

Com grau elevado de segurança, esta vacina apresenta altos índices de eficácia na prevenção da ocorrência de casos de Herpes Zoster e também na diminuição de risco de casos graves, dor crônica e lesões extensas.

Você pode conversar com o seu médico sobre a prescrição da vacina e também com a equipe da Salus para receber mais informações sobre recomendações, efeitos adversos, benefícios e esquema de aplicação.

Luciana Weidlich

🌸 Gostou do conteúdo? Então nos acompanhe também no Instagram, clicando aqui. 🌸

Leia também: “Existe vacina contra a dengue?”, clicando aqui.

compartilhe