Gripe

Influenza, gripe e vacina: respostas para as dúvidas mais comuns!

28 de março de 2022

A Influenza, conhecida como gripe, está entre as viroses mais frequentes em todo o mundo. Historicamente é a causa de surtos e pandemias. A Organização Mundial da Saúde estima que todos os anos a gripe causada pelo vírus Influenza atinja 10% dos adultos e de 20% a 30% das crianças em todo o mundo. A infecção pode acarretar hospitalização e morte, principalmente entre os grupos de maior risco. Em 2018, no Brasil, o vírus Influenza foi responsável por quase 7 mil casos e foi associado a 1381 mortes. E é importante pontuar aqui que os casos testados são os casos mais graves, de pacientes hospitalizados, ou seja, se fossem contabilizados todos os casos ambulatoriais de Influenza, estes números seriam bem maiores.

A vacinação contra o vírus Influenza é utilizada em todo o mundo, a fim de controlar as epidemias e diminuir o número de casos graves. Para que isto aconteça, uma grande parte da população deve ser vacinada, pois quanto mais pessoas vacinadas, menor é a circulação de vírus Influenza nesta população. Sempre que você se vacina, está protegendo a si mesmo e os outros ao seu redor – lembrando que a vacina está indicada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade.

Pensando em tudo isso, preparamos uma série de perguntas e respostas, esclarecendo algumas dúvidas muito comuns relacionadas à gripe e à vacinação. Deixe a sua pergunta nos comentários que responderemos também nas próximas semanas, combinado?

Eu pego gripe todo ano, mas nunca foi grave. Será que preciso vacinar?

É importante diferenciar a gripe dos resfriados, que têm sintomas semelhantes, mas são mais brandos nos resfriados. A maioria dos casos que são popularmente chamados de gripe na verdade são resfriados. Existem mais de 100 vírus que causam resfriados e para estes não existe vacina, pois embora os sintomas sejam desconfortáveis, dificilmente serão complicados como os casos de Influenza, com risco de pneumonia e outras complicações. Os casos de gripe por Influenza podem SIM ser muito graves, levando à hospitalização, complicações respiratórias e algumas vezes à morte. Você pode se infectar com o vírus Influenza uma única vez e ficar com a doença grave.

Quais são os sintomas da gripe por Influenza?

A gripe caracteriza-se por início súbito dos sintomas, como febre, mialgia, tosse, dor de garganta, coriza, calafrios, tremores, cefaleia e anorexia. A infecção geralmente dura uma semana e os sintomas podem persistir por alguns dias. Em alguns casos, principalmente nos grupos de maior risco, a doença pode evoluir com complicações respiratórias (como pneumonia viral ou bacteriana) ou outras menos comuns, bem como levar à descompensação de outra doença e até mesmo ao óbito.

Quem deve aplicar a vacina da gripe?

As indicações das representações médicas são unânimes: sempre que possível, TODOS devem vacinar-se contra Influenza (gripe). O Ministério da Saúde fornece a vacinação apenas para grupos prioritários, pois é preciso direcionar a vacina àqueles que têm o maior risco de desenvolver complicações mais graves da Influenza. Mas isto não quer dizer que quem não está nos grupos de risco estaria livre da gripe por Influenza. Casos desta doença ocorrem também nas faixas etárias e situações que não se encaixam nos grupos prioritários. Por isso, sempre que possível, converse com o seu médico e procure uma clínica privada para se vacinar contra a gripe. A vacina está disponível para aplicação em pessoas de qualquer idade a partir dos 6 meses.

Quem não pode aplicar a vacina?

A vacina da gripe é extremamente segura e, por isso, as contraindicações são poucas. Não devem utilizar a vacina apenas as pessoas que têm alergia grave a algum dos componentes da fórmula da vacina. Quando a pessoa está com febre também não deve receber nenhuma vacina.

Quem tem alergia ao ovo pode tomar a vacina da gripe?

Após muitos estudos, hoje sabe-se que quem tem alergia ao ovo pode utilizar a vacina da gripe, que mostrou não ser capaz de provocar reações alérgicas na grande maioria das pessoas. Mesmo quem já apresentou anafilaxia ao ovo, pode receber a dose da vacina em ambiente com condições de monitoramento, como um hospital.

Como vou proteger meu bebê pequeno se o bebê só pode receber a vacina da gripe aos 6 meses de vida?

A gestante vacinada passa anticorpos ao seu bebê ainda na barriga e depois do nascimento pelo leite materno. Então, se a mamãe não foi vacinada na gestação, deve vacinar-se agora, o quanto antes. E as outras pessoas que convivem com o bebê, como pai, irmãos, avós, babás, também devem ser vacinados, para evitar transmitir o vírus da gripe ao bebê. Assim, forma-se um ambiente protegido do vírus, diminuindo muito o risco de infecção do bebê.

A vacina da gripe pode causar gripe?

Não, com certeza não. A vacina contra o Influenza é feita com vírus inativados (mortos) e fragmentados, que não têm capacidade alguma de causar doença. A vacina é muito segura e são raríssimas as contraindicações.

E por que algumas pessoas têm sintomas de gripe ou resfriado depois de serem vacinadas?

O que acontece é uma coincidência, pois a vacina demora aproximadamente 14 dias para desenvolver o efeito protetor. Muitas vezes ao receber a vacina, a pessoa já está infectada com um vírus da gripe ou de resfriado, que pode demorar alguns dias para provocar sintomas, assim as pessoas associam os sintomas à vacina, mas na verdade foram infectadas antes ou logo após a aplicação da vacina.

Existe diferença entre as vacinas da gripe?

Sim. Existem dois tipos de vacina da gripe em uso no Brasil:

Vacina Trivalente: protege contra 3 vírus, está disponível no sistema público para grupos prioritários;

Vacina Tetravalente: protege contra 4 tipos de vírus da gripe, disponível apenas no sistema privado, para todos a partir de 6 meses de idade.

É muito importante lembrar que os vírus da gripe se modificam e por isso a vacina muda de composição anualmente, sendo importante vacinar-se todos os anos para continuar protegido. Quanto mais pessoas estiverem vacinadas, menor é a circulação de vírus e, consequentemente, menor é o número de casos.

O surto atual de Influenza é de qual vírus? A vacina protege?

Atualmente, o Brasil está enfrentando um surto de gripe pelo vírus Influenza do tipo H3N2 (subtipo Darwin). Este subtipo do vírus já está na composição das vacinas da temporada 2022, que devem estar disponíveis para aplicação em março.

E se eu ainda tiver dúvidas sobre a vacina?

Em caso de dúvidas ou inseguranças, não confie em informações sem procedência sobre vacinas, pois existe muita informação falsa. Procure um médico atualizado no assunto ou uma clínica privada de vacinação, que é onde você encontra os profissionais mais atualizados e habilitados para esclarecer todas as suas questões. Quer conversar com a nossa equipe? É só clicar aqui.

Luciana Weidlich

compartilhe