Quando o inverno se aproxima, a Campanha contra a Gripe ocorre no Brasil com a intenção de imunizar o maior número possível de pessoas. Mas por que a vacinação contra a Influenza é tão importante? Sabemos que as doenças respiratórias se disseminam rapidamente, principalmente pelo contato próximo entre as pessoas, e essa transmissão tão fácil do vírus da Gripe torna o controle da doença bastante difícil. Por isso, a única maneira de evitar efetivamente o aumento dos casos de Influenza é a vacinação, com altas coberturas.
Segundo Luciana Weidlich, Farmacêutica Doutora em Bioquímica e idealizadora da Salus Vacinas, quem se preocupa em se imunizar também está protegendo as pessoas ao redor. “Quando falamos de vacinação, sempre pensamos que a pessoa que recebe a vacina está protegida. Mas os benefícios da vacinação são ainda maiores. Além de estar imunizada, esta pessoa que se vacinou não será mais uma pessoa transmissora daquela doença. E assim, quando muitas pessoas se vacinam, cria-se uma rede de proteção, com circulação diminuída de doenças, protegendo as pessoas mais suscetíveis ou que não podem receber determinadas vacinas. Por isso, a vacinação da Gripe é tão importante durante o outono e o inverno. Quem a recebe está cuidando de si e de todos ao seu redor”, fala.
A vacina Influenza tetravalente é a que representa maior cobertura de proteção contra a Gripe por Influenza, protegendo contra quatro tipos do vírus. Está indicada para todas as pessoas, de todas as idades, iniciando aos 6 meses. Conforme Luciana, quem se vacina contra a Gripe está protegendo a sua família, aquele bebê recém-nascido, crianças pequenas, a amiga gestante, os pais, idosos, os colegas de trabalho, o amigo que tem doença cardiológica, a tia que está fazendo tratamento, e todos ao seu redor.
Bruna Butzke, Otorrinolaringologista, ressalta que a vacina contra a Influenza, além de prevenir os quadros gripais com a vacinação, evita as formas graves da doença, assim como complicações geradas pela infecção como Sinusites, Otites e Pneumonias. “Nesta época do ano, em que temos uma maior circulação viral e tendemos a ficar em ambientes fechados devido ao frio, favorecendo ainda mais a contaminação, é fundamental direcionarmos nossos esforços na prevenção desta doença”, afirma.
🌸 Lavar as mãos;
🌸 Evitar contato com pessoas doentes;
🌸 Arejar ambientes.
De acordo com Bruna, é importante salientar que a vacina da Gripe é segura e, diferente do que alguns acreditam, não é capaz de desencadear a doença. Outro ponto destacado pela médica é a necessidade de tomar a vacina todos os anos, considerando que o vírus Influenza sofre constantes mutações.
Nessa rede de prevenção contra a Gripe, cuidar das crianças é fundamental. Conforme Natália Brod Portella, Pediatra e Neonatologista, quem trabalha com crianças sabe que estamos entrando em uma fase crítica do ano: a época de sazonalidade dos vírus respiratórios. “Nós temos inúmeros vírus capazes de causar sintomas respiratórios em crianças, no entanto, temos alguns que merecem especial atenção. A Gripe em crianças pode ser potencialmente grave, ainda mais nos menores de um ano”, fala.
Em crianças, especialmente as pequenas que não sabem relatar sintomas como dor de cabeça e dor no corpo, são muito comuns quadros de febre, prostração, esforço ou desconforto respiratório, tosse e sibilos (chiado no peito). Desta forma, é importante não apenas a vacinação das crianças, mas da maior parte possível da população.
Vem com a gente aumentar essa rede de cuidado? Clique aqui para agendar a sua vacina.
🌸 Leia também: Vacina da Gripe: tudo o que você precisa saber 🌸