Vacinas

Vacina contra o câncer

24 de julho de 2023

E se alguém te dissesse que existe uma vacina contra o câncer, utilizada há mais de 15 anos? Esta é a vacina contra o HPV, que pode ser utilizada por todas as pessoas entre 9 e 45 anos.

Explicando melhor, os vírus HPV (papilomavírus humano) são transmitidos por via sexual e são os responsáveis por 99% dos casos de câncer de colo de útero, 75% dos casos de câncer de vagina, 63% dos casos de câncer de pênis e mais de 90% dos casos de câncer de ânus. Além disso, o HPV também está associado a outros tipos de câncer genital, ao câncer de laringe, ao de boca, e também é o responsável por verrugas e outras lesões genitais.

Nova vacina contra o câncer

Ao prevenir a infecção pelo vírus, a vacina contra o HPV previne os tipos de câncer associados. É uma vacina que já está em uso em muitos países, incluindo o Brasil, com excelente perfil de segurança e alta eficácia. Alguns estudos mostram diminuição de mais de 90% dos casos de câncer de colo de útero na população vacinada, por exemplo.

Até poucos meses atrás, a única vacina disponível protegia contra 4 tipos de HPV (Gardasil quadrivalente). Indicada para todos os homens e mulheres, dos 9 aos 45 anos, sendo que no Programa Nacional de Vacinação, continua sendo a vacina oferecida, mas somente para as idades entre 9 e 14 anos.

Agora também está disponível no Brasil a vacina contra o HPV nonavalente, que protege contra 9 tipos de HPV, aumentando significativamente a taxa de proteção contra alguns tipos de câncer e outras lesões genitais. A Gardasil9 pode ser encontrada apenas nas clínicas privadas de vacinação, e está indicada nas seguintes situações:

🟣 Meninos e meninas a partir dos 9 anos: pode ser feita como esquema primário, substituindo a Gardasil da rede pública. É a idade ideal para vacinar, antes de qualquer contato com o HPV. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que a Gardasil9 seja utilizada sempre que possível.

🟣 Homens e mulheres até os 45 anos: existe um grande benefício de vacinar contra HPV também na idade adulta, pois uma pessoa pode ser infectada por diferentes tipos de HPV ao longo da sua vida, por diversas vezes. Em algumas situações, além desta idade ainda existe indicação de vacinar.

A vacina contra o HPV é segura?

É uma vacina tão segura quanto a anterior, que utiliza a mesma tecnologia, aumentando a cobertura de proteção de 4 para 9 tipos de HPV. As reações mais comuns são dor e desconforto no local da aplicação. Além disso, dor de cabeça e no corpo, prostração (cansaço) e náuseas também podem ocorrer, mas de maneira auto limitada e sem gravidade.

Se você quiser saber mais sobre as indicações específicas para você, ou para o seu filho, a equipe da Salus está à disposição! Você pode falar conosco clicando aqui.

compartilhe