Covid-19

Vacina Covid e adolescentes: qual é a sua dúvida?

10 de setembro de 2021

Com o avanço da vacinação das pessoas maiores de 18 anos contra Covid, o Ministério da Saúde autorizou a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos, a partir de 15 de setembro.

Esse é um assunto que merece muita conversa e esclarecimento, pois são muitas as dúvidas das famílias sobre as vacinas utilizadas, riscos e benefícios.

A vacina aprovada pela Anvisa para a faixa etária dos 12 aos 17 anos é a Comirnaty (Pfizer/Biontech), em esquema de duas doses. Essa é uma vacina de RNA mensageiro, ou seja, não contém os vírus inteiros e por isso é um tipo de vacina muito seguro. Não há nenhum risco de interferência com o DNA de quem recebe a vacina, como sugerem algumas fake news. A única contraindicação a esta vacina é alergia a algum dos componentes da fórmula.

Ela já tem sido utilizada em adolescentes em outros países como Estados Unidos, Israel e Reino Unido, há alguns meses. Portanto, a partir destas experiências, a vacinação de adolescentes tem demonstrado excelente perfil de segurança e efetividade.

A maioria dos adolescentes não apresenta reações pós-vacinais, mas elas podem ocorrer. Os sintomas mais comuns são dor e vermelhidão no braço, cansaço, dor de cabeça, calafrios, febre e náuseas, que ocorrem nas primeiras 48 horas após a aplicação e são sintomas passageiros, que não representam riscos à saúde.

Um fato que tem preocupado os pais é a ocorrência de miocardite ou pericardite, que são inflamações que envolvem o coração. Realmente, houve o relato de alguns casos de miocardite após a aplicação da vacina em adolescentes, principalmente em meninos. Mas estes casos foram raríssimos e a grande maioria foi de miocardite transitória, que se resolveu rapidamente. Há inclusive um estudo que aponta que o risco de miocardite em adolescentes com Covid é maior do que o risco de miocardite em adolescentes após a vacinação. A associação dos casos de miocardite com a vacinação de adolescentes ainda está sendo estudada para confirmar se há mesmo uma relação.

Os especialistas na área afirmam que o risco é muito baixo e que o benefício da vacinação é consideravelmente maior para os adolescentes. Embora a maioria tenha Covid leve, alguns adolescentes podem ter um quadro mais grave, com internação em UTI e sequelas decorrentes, bem como podem apresentar sintomas persistentes após a infecção.

Os adolescentes também têm um papel importante na transmissão do vírus da Covid e constituem uma parcela muito grande da população, portanto, a vacinação deles tem um papel importante para a proteção de todos, além da proteção individual. Um dos grandes benefícios da vacinação dos adolescentes é a diminuição da circulação viral nas escolas, o que torna o ambiente mais seguro para que crianças e adolescentes possam continuar os estudos sem interrupções.

Ficar atento às instruções do seu município e vacinar os adolescentes assim que for possível é a escolha ideal neste momento. E, se ainda restam dúvidas, nossa equipe está à disposição para te ajudar!

Luciana Weidlich

compartilhe