Salus Vacinas

Fazer vacina dói, né? Como minimizar o desconforto da aplicação da vacina.

14 de agosto de 2021

A aplicação das vacinas, praticamente todas injetáveis, costuma ser cercada de medos, fantasias e às vezes até traumas. Para ajudar as crianças e também os adultos, precisamos entender porque isso acontece e acredite: existem algumas soluções que podem ser eficazes para diminuir o desconforto do momento e vencer os grandes medos.

As crianças são especialistas em fantasiar. Assim como criam fantasias sobre brincadeiras inocentes, fantasiam também sobre situações novas, como a aplicação de uma vacina ou procedimento médico. E estas fantasias muitas vezes são muito intensas, gerando medos e ansiedades sobre uma situação que é desconhecida ou que foi conhecida em uma experiência ruim.

A maneira como os pais ou responsáveis lidam com o assunto, desde o início, influencia muito na reação da criança, em como a criança vai sentir o momento ao longo da vida. Pais que se sentem muito ansiosos ou com pena ao pensar em vacina, com certeza irão transmitir este sentimento para a criança, que vai formar uma opinião totalmente negativa sobre a situação – o que não é útil para ninguém, visto que vacinas, exames de sangue e tratamentos injetáveis, fazem parte da vida de todas as pessoas.

Também é preciso dimensionar a situação: tomar vacina não é agradável para ninguém, mas é preciso ficar claro que não passa de um desconforto, de uma pequena dor e nada muito além disso. O resto é fantasia – de crianças e adultos. Pais tranquilos e seguros, transmitem naturalidade à criança no ato de vacinar, contribuem para que ela enfrente a situação com coragem e sinta-se vitoriosa ao passar pela experiência. Cada família, dentro do seu contexto, deve informar a criança, deixando claro o que vai acontecer (isso diminui a fantasia do medo), que é um desconforto passageiro e que a criança vai superar, tendo o apoio daqueles que a amam. Chorar é normal e o consolo do pai e/ou mãe confiantes é o bálsamo mais importante neste momento. E as recompensas sempre são bem-vindas para coroar este ato de coragem das crianças, não é mesmo?

Também existem alguns procedimentos que auxiliam crianças e adultos a minimizar o desconforto da aplicação. Adesivos anestésicos podem ser utilizados para aliviar a dor da picada, mas precisam ser posicionados uma hora antes da aplicação, pelo aplicador da vacina, pois devem estar exatamente sobre o local da aplicação. Em alguns países, a utilização de uma solução de glicose administrada aos bebês por via oral, logo antes da vacina, já mostrou-se eficaz na diminuição do desconforto.

Amamentar durante a aplicação da vacina é uma das medidas que mais tem efeito na diminuição da dor em bebês. O ato da amamentação tem efeito analgésico e de conforto, tornando a experiência muito mais positiva, e pode ser utilizado para qualquer tipo de aplicação injetável.

Para crianças um pouco maiores, adolescentes e adultos, algumas clínicas utilizam um aparelhinho que é colocado no braço antes da aplicação, que através da vibração e gelo diminui significativamente a sensação de dor no momento da aplicação. Ele tem sido um sucesso na Salus, crianças e adultos aprovam. Existe outro dispositivo que também confunde a resposta de dor e pode ser utilizado em bebês. E os métodos de distração também são válidos e podem auxiliar, como brinquedos, imagens ou filmes em realidade virtual.

Todos os preparos, informações e recursos são válidos para tornar o momento da aplicação das vacinas mais confortável e para deixar boas experiências na memória das crianças. Esclarecer as dúvidas sobre as vacinas com profissionais habilitados e procurar um serviço que preze pelo seu conforto é o primeiro passo para sentir-se seguro para conduzir a sua criança através desta experiência!

Luciana Weidlich

– Quer saber mais sobre a amamentação durante a aplicação do cuidado? Então confira a live com Joanna Moraes disponível em nosso Instagram, clicando aqui.

compartilhe