Vacinas

Vacina para Pneumonia?

9 de novembro de 2022

Você tem alguma doença crônica ou tem mais de 60 anos e o seu médico já falou sobre a importância de se vacinar contra a Pneumonia? Pois é! Há vacina contra essa doença, a segunda maior causa de hospitalização de pessoas idosas no Brasil. Um estudo em São Paulo, inclusive, estimou que em 2012 foram internadas 14 pessoas por hora nos hospitais do estado com diagnóstico da doença.

Ela pode ser causada por bactérias, vírus e fungos, mas a causa mais comum de Pneumonia adquirida na comunidade é a bactéria Streptococcus pneumoniae, ou pneumococo, transmitida por via respiratória, através de tosse, espirros, gotículas de fala e respiração. Atinge principalmente crianças e idosos e é frequente também em pessoas de todas as idades com algum tipo de doença crônica. Além de Pneumonia, o pneumococo pode causar Meningite, Otite e outras doenças.

Mas já não tomamos essa vacina na infância?

Como você já sabe, o calendário vacinal dos bebês possui uma vacina conjugada contra o pneumococo, fornecida na rede pública. Saiba, no entanto, que há também uma equivalente com maior cobertura de imunização oferecida na rede privada. Mesmo com essa dose na infância, diversos estudos também apontam benefícios ao se utilizar estas vacinas em adultos, pois a Pneumonia é muito mais frequente com o aumento da idade e em quem já apresenta outra doença crônica. Além disso, um quadro de Pneumonia ou doença pneumocócica pode agravar essas condições já existentes e debilitar os idosos.

Por isso, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e a Sociedade Brasileira de Imunizações, além de outras associações médicas, recomendam a vacinação de adultos contra o pneumococo nos seguintes casos:
– pessoas acima de 60 anos de idade, mesmo que não apresentem outra doença;
– pessoas de qualquer idade que apresentem alguma doença crônica como doenças do coração, doenças do pulmão, diabetes, hipertensão, transplantados, câncer, pessoas em uso de imunobiológicos, doenças reumatológicas, fumantes, pessoas que consomem álcool, entre outras.

Sendo assim, para saber qual é o esquema vacinal ideal para o seu caso, sempre consulte profissionais especializados em uma clínica de vacinação.  

Luciana Weidlich

Links úteis:

https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-idoso.pdf
https://familia.sbim.org.br/doencas

🌸 Gostou do conteúdo? Então nos acompanhe também no Instagram, clicando aqui. 🌸

compartilhe