Adultos

Vacinas que toda gestante deve tomar

15 de agosto de 2024

A saúde e o bem-estar da gestante são fundamentais para viver esse momento especial com tranquilidade e para diminuir alguns riscos que podem afetar a saúde da gestante e do bebê. Você sabia que durante a gestação são indicadas algumas vacinas muito importantes? Estas vacinas têm duas nobres funções: proteger a mamãe contra doenças que podem ser muito graves na gestação e também proteger o bebê. Quando a gestante é vacinada, o bebê já nasce com um nível de anticorpos que irão protegê-lo nas primeiras semanas de vida. E a gestante pode ficar tranquila: todas as vacinas do calendário da gestante têm a segurança comprovada para utilização nesta fase. Veja quais são elas:

1. Vacina contra a gripe (influenza)

• Quando tomar: Preferencialmente no início da temporada de gripe (leia mais detalhes clicando aqui), geralmente entre abril e junho. Se não foi aplicada nesta época, a gestante tem indicação de aplicar em qualquer época do ano, mesmo no verão.
• Por que é importante: A gripe pode ser mais grave durante a gravidez e aumentar o risco de complicações. A vacina reduz a probabilidade de contrair a gripe e de desenvolver formas mais severas da doença.

2. Vacina contra a coqueluche (dTpa)

• Quando tomar: a partir da 20ª semana de gestação, o quanto antes. Deve ser reaplicada em cada gestação.
• Por que é importante: A coqueluche pode ser muito grave para recém-nascidos, que ainda não têm imunidade suficiente. A vacinação da mãe ajuda a transferir anticorpos para o bebê, oferecendo proteção contra a doença nas primeiras semanas de vida.

3. Vacina contra a hepatite B

• Quando tomar: em qualquer fase da gestação, se a gestante ainda não tiver o esquema completo, que é de 3 doses desta vacina contra hepatite (clique aqui e leia mais).
• Por que é importante: a hepatite B é uma doença que pode ser transmitida ao bebê durante o parto, portanto, é fundamental que todas as gestantes estejam vacinadas.

4. Vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR)

• Quando tomar: entre a 24ª e 36ª semana de gestação.
• Por que é importante: O VSR é o vírus que causa a bronquiolite, doença respiratória grave em recém-nascidos, responsável pela internação de milhares de bebês a cada ano, muitas vezes com desfechos graves. Vacinando a gestante, ocorre a produção de anticorpos que serão transferidos para o bebê, protegendo-o nos primeiros meses de vida.
• Quando vai estar disponível: esta é uma vacina nova no Brasil, em uso em outros países, foi aprovada pela ANVISA há alguns meses. A previsão de disponibilidade para comercialização é para o segundo semestre de 2024. Esta vacina representa um grande avanço na prevenção da bronquiolite.

A vacinação é uma forma simples e eficaz de proteger a saúde da gestante e a saúde do bebê. Ao seguir as recomendações do médico e manter as vacinas em dia, a gestante estará contribuindo para uma gravidez mais segura e tranquila, assim como para a proteção do bebê após o nascimento. Se você tiver dúvidas ou preocupações, não hesite em procurar orientação. Seu bem-estar e o do seu bebê são a prioridade e a equipe da Salus está te esperando para esclarecer as suas dúvidas!

Luciana Weidlich
Farmacêutica Doutora em Bioquímica

 Nos chame no WhatsApp clicando aqui!

Leia também: Bebês: vacinas do 1º ano de vida (clique aqui)!

compartilhe