Vacinas

Existe vacina contra a dengue?

23 de março de 2022

A dengue é uma doença de grande impacto na saúde coletiva. Estima-se que ocorram anualmente cerca de 100 milhões de episódios da doença em todo o mundo, levando a internações e óbitos. Os surtos, que muitas vezes surgem de forma imprevisível, têm o potencial de sobrecarregar os sistemas de saúde. O vírus da dengue é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti e não é transmissível de pessoa para pessoa.

O tempo entre a infecção e o surgimento dos sintomas é de quatro a dez dias. A infecção pode ser assintomática ou causar um amplo espectro de quadros clínicos, desde formas pouco sintomáticas até quadros graves, com ou sem hemorragia. Normalmente, o primeiro sintoma é a febre alta (39° a 40°C) de início súbito, durando de dois a sete dias, podendo ser acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e prurido cutâneo. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Nessa fase inicial, pode ser difícil diferenciá-la de outras doenças febris.

Geralmente, após alguns dias, ocorre diminuição dos sintomas e evolução para a recuperação e cura. Outros, porém, podem apresentar sinais de alarme, evoluindo para as formas graves da doença. 

A infecção não desenvolve proteção imunológica prolongada contra todos os tipos de vírus da dengue, portanto, o mesmo indivíduo pode infectar-se várias vezes ao longo da vida. As formas graves da doença podem ocorrer na primeira infecção, mas são mais comuns quando a pessoa se infecta novamente pelo vírus da dengue.

Vacina da Dengue

É uma vacina de vírus atenuados, composta pelos quatro sorotipos do vírus da dengue. Está aprovada pela Anvisa desde 2015, sob o nome Dengvaxia, do laboratório Sanofi Pasteur, sendo encontrada apenas nas clínicas particulares de vacinação.

Esta vacina está indicada para pessoas que já tiveram o diagnóstico de dengue alguma vez, para diminuir os riscos de dengue grave, hospitalização e morte. A prevenção de dengue grave e hemorrágica é de 93% e de internação é de mais de 80%.

Quem pode receber a vacina da dengue?

– crianças a partir de 9 anos de idade, adolescentes e adultos até 45 anos.

– indivíduos previamente infectados pelo vírus da dengue (diagnóstico de dengue confirmado).

Quem não pode receber a vacina da dengue?

– Pessoas imunodeprimidas.

– Com alergia grave (anafilaxia) a algum dos componentes da vacina.

– Gestantes e lactantes.

– Pessoas sem contato prévio com o vírus da dengue (soronegativos).

A vacina pode ser aplicada após recuperação total da doença e no mínimo 30 dias após o início dos sintomas. As reações adversas mais frequentemente relatadas são dor de cabeça, dor no local da injeção, mal-estar e mialgia.

Assim, se você já teve diagnóstico de dengue alguma vez, você pode conversar com o seu médico sobre a vacinação e buscar as orientações em uma clínica de vacinação. Aqui na Salus estamos sempre preparadas para aplicar o cuidado!

compartilhe