Salus Vacinas

A amamentação diminui a dor da aplicação da vacina!

15 de agosto de 2021

Aproveitando este mês do aleitamento materno, eu gostaria de trazer para vocês mais um dos benefícios deste ato tão importante para o bebê. Você sabia que amamentar o bebê durante a aplicação das vacinas tem efeito analgésico?

Além de nutrir e fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e filho, alguns estudos mostram que a amamentação pode atuar como um analgésico natural durante procedimentos dolorosos, como a vacina e coletas de sangue.

Os estudos avaliaram parâmetros como o tempo de choro, batimentos cardíacos, respiração e oxigenação do sangue de bebês durante procedimentos com agulhas, em bebês amamentados e não amamentados, para medir a dor. A conclusão é que os bebês amamentados durante os procedimentos sentiram significativamente menos dor do que os não amamentados.

São vários os fatores que provavelmente contribuem para este efeito analgésico da amamentação: a sucção tem efeito tranquilizador, o ato de amamentação traz conforto ao bebê e o leite contém alguns componentes que podem ter ação analgésica.

Assim, sempre que possível, é recomendado amamentar o bebê durante a aplicação da vacina ou outros procedimentos dolorosos. Quando não for possível, a amamentação logo depois do procedimento também costuma ter um efeito positivo, tranquilizando o bebê e a mamãe.

Solicite ao profissional de saúde que está prestando o atendimento. Na Salus, já faz parte da nossa rotina: fazemos questão de que a aplicação das vacinas seja um momento de cuidado, com todo o conforto possível!

Luciana Weidlich

– Saiba mais sobre esse assunto na live com a Joanna Moraes disponível em nosso Instagram, clicando aqui.

Referências:

Shah PS, Herbozo C, Aliwalas LL, Shah VS. Breastfeeding or breast milk for procedural pain in neonates. Cochrane Database of Systematic Reviews 2012, Issue 12. Art. No.: CD004950. DOI: 10.1002/14651858.CD004950.pub3

compartilhe