Aplicação de brincos

Aplicação de brincos: qual a sua dúvida?

30 de novembro de 2021

Os primeiros meses de uma criança vêm acompanhados de muitas dúvidas. Colocar brincos pode ser uma delas e é natural que surjam inseguranças – com razão, pois é um procedimento de perfuração, que se não for feito com os devidos cuidados, pode trazer complicações.

A Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda fazer o primeiro furo ainda na maternidade, por se tratar de um ambiente hospitalar, onde o risco de infecções é maior. A indicação é que a perfuração seja feita após a alta hospitalar, de preferência após algumas semanas ou meses.

O procedimento deve ser feito com segurança, seguindo todos os protocolos exigidos pela ANVISA. Para isso, um dos aspectos a serem levados em consideração é onde e por quem será feito. Recomenda-se que a perfuração de orelhas de bebês seja realizada com um sistema de aplicação silencioso, que utilize um brinco esterilizado e hipoalergênico.

Na Salus, realizamos a aplicação em um ambiente confortável e tranquilo, sempre na presença dos pais. O bebê pode ficar no colo ou mamando durante o procedimento, que é realizado seguindo todas as orientações para minimizar o risco de infecções. O posicionamento do brinco é marcado e avaliado junto com os pais, e uma pomada anestésica pode ser aplicada para diminuir a dor no momento da aplicação.

O cuidado com as orelhinhas perfuradas deve ser diário, durante as primeiras 4 a 6 semanas, mas a família recebe todas as orientações necessárias para ficar tranquila e cuidar do seu bebê.

Acompanhe nossas Redes Sociais para mais informações e até a próxima!

compartilhe