O Herpes Zoster, também conhecido como cobreiro, é causado pelo vírus Varicela Zoster, o mesmo vírus que causa a catapora. Quando a pessoa tem catapora, o vírus fica dormente em alguns nervos pela vida inteira.
Por causa da diminuição natural da imunidade, as pessoas a partir dos 50, 60 anos têm maior risco de desenvolver Herpes Zoster, probabilidade esta que aumenta bastante após os 70 anos. Algumas pessoas com determinadas doenças crônicas também têm a sua imunidade diminuída, assim como aquelas que fazem tratamentos com quimioterapia ou imunobiológicos, ou uso prolongado de corticoides em altas doses. Em todas estas situações, a chance de ter a doença aumenta, independentemente da idade.
A doença se manifesta na pele através de lesões com pápulas e vesículas, sendo bastante extensa em alguns casos. As pessoas podem sentir muita dor, com sensação de fisgadas e dor aguda, tipo choque. Alguns pacientes relatam como “a pior dor das suas vidas”.
Além disso, em alguns casos, o Herpes Zoster é mais grave, ou a pessoa fica muito debilitada e pode ocorrer a descompensação de outras doenças já existentes, necessitando de hospitalização.
A complicação mais comum é a dor, que pode continuar presente mesmo depois da cura das lesões de pele, permanecendo por semanas ou meses, inclusive com risco de se transformar em dor crônica permanente para algumas pessoas. Esta condição recebe o nome de neuralgia pós herpética, é mais frequente em idosos e é de difícil tratamento.
Mas você não precisa sentir na pele essa dor. O Herpes Zoster é uma doença prevenível por vacina, a qual é muito eficaz para prevenir a ocorrência da doença e diminuir significativamente o risco de gravidade e dor crônica. A vacina contra Herpes Zoster está indicada nas seguintes situações:
– pessoas com 50 anos ou mais
– pessoas a partir dos 18 anos em uso de tratamentos imunossupressores (imunobiológicos, quimioterapias, corticoides) ou doenças crônicas com potencial de imunossupressão
– pessoas a partir dos 18 anos que já tenham tido Herpes Zoster anteriormente
Você pode conversar com o seu médico sobre a prescrição da vacina e também com a equipe da Salus para receber mais informações sobre recomendações, efeitos adversos, benefícios e esquema de aplicação.
Para saber mais detalhes, leia esse artigo: Como prevenir o Herpes Zoster