Vacinas

A importância da Vacina para a Pneumonia

12 de novembro de 2021

Você tem alguma doença crônica e o seu médico já falou sobre a importância de se vacinar contra a Pneumonia?

Dia 12 de novembro é o Dia da Pneumonia e você sabia que ela está entre as principais causas de internação em todo o mundo? No Brasil, representa a 4ª causa de hospitalização entre os maiores de 60 anos e são responsáveis por um elevado número de mortes. Por isso, hoje, vamos falar mais sobre ela.

As Pneumonias podem ser causadas por bactérias, vírus ou fungos. Sem considerar a atual pandemia de Coronavírus, a causa mais comum de Pneumonia adquirida na comunidade é a bactéria Streptococcus pneumoniae ou pneumococo, transmitida por via respiratória, através de tosse, espirros, gotículas de fala e respiração. Atinge principalmente crianças e idosos, e é frequente também em pessoas de todas as idades com algum tipo de doença crônica. A Pneumonia é a causa mais comum de mortes em adultos maiores de 60 anos, sendo que o risco de pneumonia aumenta 10 vezes depois dos 80 anos, comparando com adultos entre 50 e 59 anos.

Além de manter hábitos saudáveis, a prevenção pode ser feita através da vacinação. Contra o pneumococo existem 2 tipos de vacinas: a Conjugada e a Polissacarídica. Já faz parte do calendário dos bebês uma vacina conjugada, fornecida na rede pública, e há também uma equivalente com maior cobertura oferecida na rede privada para os bebês. Vários estudos mostram o benefício de utilizar as vacinas pneumocócicas (Pneumo13 e Pneumo23) em adultos, pois a Pneumonia é muito mais frequente com o aumento da idade e em quem já apresenta outra doença crônica. Por isso, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e a Sociedade Brasileira de Imunizações, além de outras associações médicas, recomendam a vacinação de contra o pneumococo nos seguintes casos:

– Crianças a partir de 2 meses e menores de 6 anos de idade – é recomendada a vacinação rotineira com a Pneumo13;

– Crianças com mais de 2 anos, adolescentes e adultos portadores de certas doenças crônicas – recomenda-se esquema com as vacinas Pneumo 13, às vezes associada à Pneumo23;

– Adultos de qualquer idade portadores de algumas condições ou doenças crônicas (doenças do coração, doenças do pulmão, diabetes, imunossupressão, câncer, reumatismo e outras) – está indicada a utilização do esquema completo, com as vacinas Pneumo13 e Pneumo23;

– Pessoas com mais de 50 anos e, sobretudo, para maiores de 60 – recomenda-se também o esquema completo com as vacinas Pneumo13 e Pneumo23.

Para conhecer as vacinas disponíveis e saber qual é o esquema vacinal ideal em cada caso, você pode conversar com o seu médico e também com os profissionais da Salus, que vão informar quais as vacinas indicadas no seu caso, conforme os Calendários de Vacinação.

compartilhe