A bactéria pneumococo é muito frequente entre nós, faz parte da flora bacteriana da nasofaringe em grande parte da população. Isso mesmo, provavelmente você tem um pneumococo “morando” nas mucosas do seu nariz e garganta.
Existem muitos sorotipos de pneumococo, responsáveis por causar diversas infecções: Meningite, Otite, Sinusite, Pneumonia e outras infecções invasivas que podem ser muito graves, por isso, a necessidade da maior cobertura de proteção possível. Estes sorotipos variam, em prevalência, ao longo do tempo.
As vacinas contra o pneumococo estão indicadas no calendário do bebê e para todas as pessoas a partir dos 60 anos de idade. Além disso, a presença de doenças cardiológicas, respiratórias, diversas doenças crônicas e outras condições de saúde também indicam a vacinação contra o pneumococo.
🌸 Pneumo 10: vacina utilizada na rede pública, mas na epidemiologia atual, não contempla os sorotipos mais comuns que causam doença em crianças pequenas.
🌸 Pneumo 15: contém os 3 principais sorotipos causadores de doença em crianças pequenas, dentre os 15 sorotipos totais.
🌸 Pneumo 20: contém os mesmos 15 sorotipos da pneumo 15 e mais 5. Ou seja, é uma vacina de altíssima cobertura de proteção, tanto para crianças quanto para adultos e idosos.
A Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Imunizações recomendam que seja utilizada a vacina de maior cobertura possível, Pneumo 20, ou na impossibilidade dela, utilizar pelo menos a Pneumo 15, para uma proteção eficiente contra os sorotipos de pneumococo mais frequentes.
Para fazer a escolha da vacina ideal, é importante que cada situação seja avaliada individualmente. Para isso, a equipe da Salus está à disposição, contando com profissionais habilitados a orientar todas as possibilidades e esclarecer as suas dúvidas.
Leia também: Vacina para Pneumonia?
🌸 Gostou do conteúdo? Então nos acompanhe também no Instagram, clicando aqui. 🌸