Vacinas

Será que aplicação de vacinas é tudo igual?

3 de outubro de 2023

Para as pessoas em geral, a aplicação de vacinas pode parecer um procedimento igual em todos os lugares. Mas as experiências podem ser muito diferentes uma da outra, dependendo do serviço e dos profissionais que atuam. Existe um conjunto de pequenos detalhes que podem tornar a experiência da vacinação mais tranquila e menos desconfortável, para crianças e para adultos. E na Salus estes detalhes são considerados fundamentais para um bom atendimento.

Informação

Para começar, informação. Acreditamos que pessoas bem informadas, que entendem os riscos e benefícios do procedimento, ficam mais seguras e tranquilas no momento da aplicação.

Profissionais qualificados

Na Salus, todos os pacientes são atendidos por profissionais muito bem treinados, que são os responsáveis por esclarecer as dúvidas, conversar e trazer tranquilidade e segurança para este momento, adaptando a situação à necessidade de cada paciente. São também responsáveis por orientar o melhor posicionamento para a aplicação e por todo o procedimento.

Diversos fatores podem minimizar o desconforto da aplicação de um injetável: o tipo de agulha selecionado, o local de aplicação, a técnica de aplicação escolhida, a tranquilidade do paciente e o uso de alguns itens desenvolvidos para diminuir a dor da picada da agulha. Um profissional altamente qualificado fará a melhor seleção da técnica e auxiliares de aplicação.

Uso de soluções para diminuir a dor

Nossa equipe é especialista em identificar qual é o melhor procedimento para cada paciente, seja criança ou adulto. Utilizamos um dispositivo de vibração com gelo ou então outro que tem pequenas pontas, ambos com a função de diminuir a percepção de dor pelo paciente. Através da técnica adequada e do uso destes artifícios, é possível diminuir o desconforto do momento da aplicação da vacina, até mesmo para quem tem fobias relacionadas a procedimentos anteriores. A amamentação também é um excelente método analgésico, muito estimulado pela equipe da Salus, sempre que está disponível.

Monitoramento de reações

Após a aplicação da vacina, nossa equipe fornece todas as informações necessárias sobre possíveis reações pós-vacinas e o que fazer caso elas ocorram (clique aqui para saber mais). Assim, os pacientes saem da clínica tranquilos, sabendo que a equipe da Salus continua acompanhando o processo mesmo após a vacinação. Fazemos questão de fazer a vigilância de efeitos adversos para cada um dos pacientes, orientando sobre a melhor conduta a seguir.

Acreditamos que todo o preparo, informação e recursos são válidos para tornar o momento da aplicação das vacinas mais confortável e para deixar boas experiências na memória das crianças e dos adultos. Esclarecer as dúvidas sobre as vacinas com profissionais altamente qualificados e procurar um serviço que preze pelo seu conforto é o primeiro passo para sentir-se seguro na aplicação de vacinas.

Luciana Weidlich
Farmacêutica Doutora em Bioquímica

Leia também: A amamentação diminui a dor da aplicação da vacina

compartilhe