Vacinas

Catapora: primavera e início do verão são as épocas de maior ocorrências de casos

2 de dezembro de 2022

Antigamente, as pessoas achavam que Catapora era “uma doença que era melhor pegar logo” e até estimulavam o contato de crianças com doentes para que se infectassem. Que bom que a ciência evolui e hoje conhecemos os riscos envolvidos. Hoje, sabemos que a Catapora, ou Varicela, é uma doença que merece muita atenção e muito esforço para que não exista transmissão. Ela ocorre durante o ano inteiro, mas a primavera e o início do verão são as épocas de maior ocorrência de casos.

Sintomas da Catapora

O vírus da Catapora é altamente transmissível e gera um quadro muito desconfortável de coceira e manchas vermelhas pelo corpo, além de febre, mal-estar, dor no corpo e na cabeça. Por isso, evitar que os pequenos cocem as lesões é uma tarefa árdua para todas as famílias! A transmissão ocorre por gotículas respiratórias e através do contato com as lesões. O período de incubação é longo e o vírus pode ser transmitido antes mesmo de aparecerem as manchas na pele.

Embora seja benigna na maioria dos casos, podem ocorrer complicações como Pneumonia e Encefalite, inclusive levando à hospitalização e óbito. Estas complicações podem ocorrer em crianças e também em adultos.

Além disso, o vírus da Catapora fica alojado no organismo de quem já teve a doença e pode se manifestar mais tarde na forma de Herpes Zoster (mais conhecido como Cobreiro). Mulheres grávidas e pessoas imunossuprimidas podem ter complicações especialmente graves em caso de contato com o vírus da Catapora.

Estes são motivos mais do que suficientes para concluirmos que evitar casos de Catapora é fundamental. Além do isolamento das pessoas doentes, a vacinação é a melhor forma de prevenir a Catapora e o Herpes Zoster que pode ocorrer futuramente.

Vacinação é muito importante

Duas doses de vacina Varicela são necessárias para a imunização completa. Na rede pública, é oferecida uma dose aos 12 meses e a segunda dose aos 4 anos. Entretanto, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que as duas doses sejam feitas cedo, aos 12 e aos 15 meses de idade, assim a criança já está com a imunização completa nesta idade.

Crianças, adolescentes e adultos que nunca se vacinaram ou receberam apenas uma dose, também podem receber a aplicação da vacina Varicela a qualquer momento, na rede privada. E ainda existe a vacinação de bloqueio. Quem teve contato com algum caso de Catapora, pode prevenir a doença se for vacinado o quanto antes, nas primeiras 72h. 

Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe da Salus Vacinas.

Luciana Weidlich

compartilhe