Vacinas

Vacinas na terceira idade: prevenção para a saúde

15 de julho de 2024

Quando falamos em saúde das pessoas a partir dos 60 anos, sempre pensamos em diagnósticos e tratamento de problemas de saúde. É importante lembrar também da prevenção, e a vacinação é uma medida simples e altamente eficaz na prevenção de algumas doenças.

Principalmente nesta idade, algumas infecções podem ser potencialmente graves, e mesmo não sendo tão graves, muitas vezes são o motivo de complicações em condições clínicas já existentes. A gripe por Influenza, ou por VSR, por exemplo, pode levar a complicações respiratórias de longo prazo. Uma pneumonia pode ser a responsável por desestabilizar o problema cardíaco de um paciente e qualquer doença nesta idade pode diminuir transitoriamente a resposta imune, permitindo que o herpes zoster se manifeste.

Por isso, atualizar a caderneta de vacinação aos 60 anos ou mais significa, além de prevenir diretamente algumas doenças, diminuir o impacto que algumas infecções podem ter sobre a saúde geral da pessoa, e diminuir o risco de eventuais complicações do estado clínico já existente.

Calendário de vacinação do idoso

As pessoas de 60 anos ou mais devem têm indicações específicas de vacinação, com vacinas direcionadas para esta idade, além das vacinas de rotina. As principais vacinas do calendário do idoso, para todas as pessoas com 60 anos ou mais, são as seguintes:

Pneumonias – Pneumo 13 ou Pneumo15 + Pneumo23

Este é o esquema completo de vacinas contra a doença pneumocócica, prevenindo pneumonias, meningite e doença invasiva pelo pneumococo.

Gripe grave-vacina Influenza

Protege contra 4 tipos do vírus da gripe grave, que pode levar a hospitalização, complicações e óbitos.

Herpes zoster (cobreiro)

Esta vacina protege contra o desenvolvimento de Herpes Zoster, doença que ocorre com mais frequência em idosos e pode levar a quadros de dores fortes e permanentes. A vacina pode ser utilizada mesmo que a pessoas já tenha tido a doença, diminuindo muito a chance de ter novo episódio. Pode auxiliar no tratamento da dor crônica associada à lesão anterior de Herpes Zoster.

Bronquiolite-vacina VSR

As “gripes” causadas pelo vírus sincicial respiratório são muito comuns e podem ser bastante graves em idosos. A vacina contra o VSR já está disponível para pessoas a partir dos 60 anos de idade, em dose única.

COVID

Na população idosa, um reforço da vacina Covid deve ser aplicado sempre que houver atualização da vacina, de acordo com os critérios do Programa Nacional de Imunizações.

Para a indicação de vacinas, a avaliação da situação de cada pessoa deve ser feita levando em consideração a idade, condições de saúde, doenças e histórico de vacinas. Buscando uma equipe atualizada e preparada para orientar de maneira técnica em cada situação, você terá a garantia de obter o melhor grau de prevenção possível, contribuindo de maneira importante para a sua qualidade de vida!

Luciana Weidlich
Farmacêutica Doutora em Bioquímica

🌸 Agende sua consulta na Salus Vacinas clicando aqui! 🌸

 

compartilhe